top of page

4 Produções para inspirar o empreendedorismo e a liderança feminina


Para incentivar cada vez mais mulheres a abrirem seus próprios negócios e mais do que isso, serem protagonistas de suas histórias, separamos 4 produções inspiradoras: 1. Self-made: A Vida e a História De Madam C.J. Walker

A minissérie retrata a história de superação de Sarah Breedlove. Descendente de escravos, ela foi a primeira de seis filhos a nascer livre e é considerada a primeira milionária self made negra dos Estados Unidos. Além de abordar outras questões importantes (como o racismo estrutural, o machismo e a padronização da beleza feminina) a obra traz diversos aprendizados relacionados ao universo do empreendedorismo.

 

2. Coco, Antes de Chanel

Relata uma história de superação, que culminou na construção de um dos maiores impérios da indústria da moda, inspira mulheres a acreditarem em suas ideias e a lutarem pelo seu propósito.

Em uma época em que elas dificilmente tinham algum protagonismo, Coco mostra o seu talento e não se intimida com as críticas. No mundo da moda, seus trajes femininos modernos – inspirados em roupas masculinas – são uma revolução, sendo a primeira a criar calças compridas para o público feminino.

 

3. Radioactive – Marie Curie

Radioactive conta as dificuldades de mulheres na ciência e, especialmente, da mulher que descobriu a radiação. Curie, além de responsável por importantes descobertas científicas junto de seu marido, Pierre, foi a primeira mulher a receber dois prêmios Nobel e a primeira professora da Universidade de Sorbonne. Porém, apesar de reconhecida por parte da comunidade científica, foi ignorada pela Academia Francesa de Ciências. Não fosse uma carta do marido, Pierre, a própria Academia Real Sueca de Ciências também não teria concedido a Marie Curie o primeiro de seus dois prêmios Nobel. Mesmo assim, na cerimônia de entrega do prêmio, foi tratada como uma mera auxiliadora.

 

4. As Sufragistas

O longa ilustra o movimento pelo voto feminino no Reino Unido do início do século 20. Mesmo após anos de manifestações pacíficas, o grupo das sufragistas somente passou a chamar atenção da sociedade inglesa ao praticar atos de desobediência civil.

Na trama, são narradas as histórias de mulheres que, reconhecidas como radicais, tiveram que fazer sacrifícios para não se sujeitar à repressão masculina.


 

Tem mais dicas de filmes e séries? Nos conte nos comentários! E não deixe de nos acompanhar:


bottom of page