top of page

ESG e Pequenas Empresas

Embora a adoção de práticas ESG possa parecer intimidante para as pequenas empresas, essas três letras podem ajudar e muito, esses empreendedores também.

A sigla ESG refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança (Environmental, Social and Governance), que tornaram-se cada vez mais importantes para negócios de todos os tamanhos. Atualmente, investir em empresas vai muito além de observar lucros e receitas, dívidas e passivos, capacidade de gestão ou qualidade de produtos e serviços. Na hora de investir ou consumir produtos, investidores e consumidores analisam outros fatores, como a adoção de boas-práticas de sustentabilidade e envolvimento com causas sociais, por exemplo. De acordo com a pesquisa EY Future Consumer Index 2021, 61% dos consumidores brasileiros passaram a observar os valores praticados pelas empresas das quais pretendem comprar. A rede de televisão a cabo que transmite notícias econômicas 24 horas por dia, Bloomberg Television, estima que a agenda ESG deva atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Ou seja, além de ser uma tendência, adequar-se ao ESG passa a ser cada vez mais vital para a sobrevivência das empresas no mercado. Embora a adoção de práticas ESG possa parecer intimidante para os pequenos empresários, há várias maneiras em que eles podem incorporar esses critérios em suas operações. Algumas sugestões incluem:


Avaliar os impactos ambientais: as pequenas empresas podem avaliar seus impactos ambientais através da análise de seus processos de produção e de suas atividades diárias. Podem-se adotar práticas de redução de energia e água, descarte correto de resíduos e uso de matérias-primas sustentáveis.


Melhorar a relação com a comunidade: as pequenas empresas podem melhorar sua relação com a comunidade local, apoiando iniciativas sociais e promovendo a inclusão e diversidade em sua equipe. Além disso, podem buscar fornecedores e parceiros comerciais que compartilhem seus valores de responsabilidade social.


Implementar práticas de governança: as pequenas empresas podem adotar práticas de governança que assegurem transparência, integridade e ética em seus negócios. Isso pode incluir a definição de políticas e procedimentos claros para a tomada de decisões, a criação de um conselho consultivo ou a designação de um responsável pela gestão de riscos.


Em resumo, pequenas empresas podem implementar práticas ESG de maneira gradual e escalável, de acordo com suas possibilidades e necessidades. O importante é começar a adotar essas práticas de forma efetiva, para contribuir com a sustentabilidade do planeta e garantir a sobrevivência do negócio no longo prazo.


 

Gosta desse tipo de conteúdo? Continue nos acompanhando: Instagram | Facebook | LinkedIn

bottom of page